Rede de articulação de artistas, gestores e promotores de atividades culturais do Oeste da Bahia.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Conferência Estadual de Cultura - Bacia do Rio Grande
Palavras-chave:
Conferência de Cultura
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Lançamento do documentário "Do Buriti à Pintada: Lamarca e Zequinha na Bahia" em Barreiras
Na próxima quarta-feira, 28, às 20h na Praça Landulpho Alves, durante a abertura da IV Conferência Estadual de Cultura, será feito o lançamento do documentário Do Buriti à Pintada: Lamarca e Zequinha na Bahia. Dirigido pelo cineasta ibotiramense Renaildo Pereira Santos (Reizinho Pereira), fruto de 10 anos de pesquisa, a produção representa uma contribuição à memória política do Brasil.
O filme documentário Do Buriti à Pintada é o registro da passagem de Carlos Lamarca e José Campos Barreto, Zequinha, pelo Buriti Cristalino (Brotas de Macaúbas-BA) até o assassinato de ambos, pela ditadura, no povoado da Pintada. Acontecimento de grande importância para a história do Brasil, ocorrido na Chapada Diamantina e Oeste da Bahia, entre final de 1969 e meados de 1971, o filme resgata, no mesmo cenário do conflito, depoimentos de personagens históricos ainda vivos que tiveram contato direto ou indireto com nossos protagonistas. (Por Diva Bonfim, no Overmundo: http://www.overmundo.com.br/overblog/filme-documentario-do-buriti-a-pintada)
Veja também:
Palavras-chave:
Barreiras,
Do Buriti à Pintada
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC). O programa é gratuito e seu objetivo é capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Além disso, ele visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural.
Objetivos complementares do curso:
- Capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em distintas áreas, para atuarem na gestão de atividades culturais, nas esferas públicas e privadas.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Proporcionar informações para o desenvolvimento de empreendimentos próprios com a utilização da metodologia adequada.
Atenção: a inscrição para a primeira etapa do programa (curso on-line) vai até o dia 30 de setembro.
Mais informações em: http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/index.asp
Palavras-chave:
Cursos,
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
CEAO lança site que reúne textos em jornais do século XX

Já está no ar a mais nova produção do Centro de Estudos Afro-Orientais. Trata-se do site "O negro na imprensa baiana do século XX”. Nele estão catalogadas mais de 1.400 matérias de 13 jornais da primeira década do século passado (Jornal de Notícias, Correio de Notícias, A Bahia, A Coisa, Diário de Notícias, A Ordem, Foia dos Roceros, O Estímulo, Correio do Brasil, Gazeta do Povo, Correio da Tarde, Correio de Alagoinhas e O Serrinhense). As notícias expressam aspectos da vida social da população afro-brasileira, das manifestações culturais às entidades políticas.
"O negro na imprensa baiana do século XX” é mais uma fonte de consulta para os pesquisadores e o público em geral. De modo organizado, podem encontrar informações, retratadas por jornais da época, que contribuam para as produções dos estudos afro-brasileiros. A pesquisa contou com o apoio do CADCT (Fapesb) e do CNPq e teve a coordenação do professor do Departamento de Antropologia da UFBA Jocélio Teles dos Santos.
Acesse e divulgue: http://www.negronaimprensa.ceao.ufba.br/
Palavras-chave:
CEAO/UFBA
Plano Nacional de Cultura - MinC
Na próxima quarta-feira (21/9), o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para receber sugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010.
O objetivo é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.
A consulta ficará disponível até o dia 20 de outubro.
Logo após, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.
Para enviar contribuições ao PNC, clique aqui.
*Com informações do site do MinC
O objetivo é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.
A consulta ficará disponível até o dia 20 de outubro.
Logo após, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.
Para enviar contribuições ao PNC, clique aqui.
*Com informações do site do MinC
Oi Novos Brasis prorroga prazo para inscrições
O Oi Futuro prorrogou o prazo das inscrições para o edital 2011 do programa Oi Novos Brasis, até às 17h (horário de Brasília) do próximo dia 10 de outubro.
A iniciativa de apoio técnico e financeiro para projetos sociais busca viabilizar ideias inovadoras de todas as regiões do país, que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. A seleção terá foco em projetos que desenvolvam tecnologias sociais que promovam a cidadania e possam ser reaplicadas em comunidades de baixa renda ou em grupos sociais semelhantes.
Os projetos inscritos devem atender a um dos seguintes campos de atuação: ações educacionais complementares ao sistema de educação formal, qualificação profissional voltada para geração de trabalho e renda e ampliação do acesso aos direitos humanos, econômicos, sociais ou ambientais.
Serão valorizados critérios como criatividade, inovação, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado.
Mais informações e o formulário de inscrições estão disponíveis no site www.oifuturo.org.br.
Palavras-chave:
Novos Brasis
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
IPAC promove Tombamento do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Fundado em 13 de setembro de 1967, o IPAC é um dos primeiros órgãos de Patrimônio Cultural do Brasil, e assina nesta terça-feira, dia 13 (setembro, 2011) termo de notificação para iniciar pesquisas que formam o dossiê de tombamento provisório do prédio e acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Criada em 1894 e considerada uma das mais importantes instituições que guardam a memória do nosso estado, com acervo de 40 mil livros, documentos e móveis antigos, retratos e pertences de personalidades baianas, peças do Cortejo 2 de Julho, entre outras relíquias históricas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) receberá nesta terça-feira, dia 13, às 14h, na sua sede na Piedade, em Salvador, a Notificação de Abertura de Processo para Tombamento Cultural da Bahia da sua edificação e todo o seu acervo.
A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que faz a entrega da notificação na mesma data da sua criação, ocorrida em 13 de setembro de 1967. O evento marca o início das comemorações pelos 45 anos do IPAC cuja programação só terminará em setembro de 2012.
Serão notificados o acervo completo do IGHB e o prédio de autoria do arquiteto italiano Júlio Conti, inaugurado em 2 de julho de 1923. Conti integra o grupo de arquitetos, engenheiros e construtores italianos que atuaram, temporariamente, em Salvador entre as décadas de 1910 e 1920. Ele foi responsável também pelo projeto de reconstrução do Palácio Rio Branco, iniciada em 1912, pela nova Igreja da Ajuda, construída entre 1912 e 1923, e pela construção do IGHB (1923).
Logo depois da notificação do IPAC, o IGHB fará a abertura da 3ª Exposição e Seminário sobre Urbanização de Salvador: Colônia, Império e República, que acontece até dia 15. O pedido para o tombamento partiu do próprio IGHB. Segundo registros da época, o prédio foi erguido em 1923 graças ao apoio da população e das esferas governamentais municipais, estaduais e da União, que contribuíram financeiramente. Equipe multidisciplinar do IPAC, formada por historiadores, arquitetos, sociólogos, fotógrafos e outros técnicos, ficará responsável por colher dados que justifiquem a salvaguarda pelo Estado.
Segundo a gerência de Patrimônio Material do IPAC serão verificadas importância histórica e arquitetônica do edifício e relevância dos acervos documentais e imagéticos que compõem o IGBH. Após a finalização do dossiê de pesquisa, o IPAC o repassa para o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), que pode acordar ou não a iniciativa, e sugerir melhorias. Somente então o secretário de Cultura envia ao governador para que decida sobre o tombamento e determine a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado.
PRÉDIO – O prédio do IGHB é um dos últimos remanescentes da construção eclética – dominante na arquitetura e nos planos de reurbanização de algumas das grandes cidades brasileiras até o início do século 20, que valorizava elementos ornamentais de linguagem clássica. Constituído de subsolo, pavimento térreo, primeiro e segundo pavimentos, encimado por belvedere, que abriga conjunto de colunas jônicas de perfil cônico estriado, alçadas por capitéis simples. No prédio há, ainda, colunas de perfil piramidal e colunas prismáticas, ligadas por arcos, além de escada revestida de mármore de Carrara.
TOMBAMENTOS – Qualquer cidadão, órgão, associação ou prefeitura pode solicitar análise para que uma edificação possa ser tombada. As Câmaras Municipais têm obrigação formal e pela Constituição de 1988, de criar legislações que contemplem os patrimônios culturais locais e as Prefeituras de executar essas políticas com seus tombamentos e registros de bens materiais e imateriais de importância local. Já o IPAC delibera sobre a política estadual, promovendo a salvaguarda dos bens patrimoniais de relevância para a Bahia e não somente municipal. Enquanto o Ministério da Cultura/IPHAN delibera e protege os bens que são patrimônios do Brasil.
“Grande parte das ações de políticas públicas existentes hoje para a preservação dos patrimônios culturais baianos são desenvolvidas apenas através do Estado e da União”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. São obras de reforma de edificações antigas, restauração de obras de arte, atividades de educação patrimonial, divulgação da produção técnico-científica, dinamizações ou promoções dos bens imateriais. Segundo o dirigente estadual é imprescindível que as Prefeituras passem a agir também como gestores efetivos dos bens culturais existentes nos territórios pelos quais eles têm responsabilidade administrativa.
O último censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 60 municípios baianos já dispõem de algum mecanismo institucional de proteção a bens culturais. “Prefeituras e câmaras podem criar conselhos municipais e secretarias de cultura, legislação específica para proteger patrimônios culturais, ações como tombamentos e registros de bens, entre outros mecanismos”, diz Mendonça.
Pela parte do Estado, já foram tombados até hoje 171 monumentos e imóveis de importância histórico-arquitetônica para a Bahia. Também foram registradas sete manifestações populares como bens imateriais da Bahia, como a Festa de Santa Bárbara, Desfile dos Afoxés, Carnaval de Maragojipe, Cortejo 2 de Julho e Festa da Boa Morte.
Ao ser registrado ou tombado oficialmente pelos poderes públicos o bem cultural passa a ter prioridade nas linhas de financiamento municipais, estaduais, federais e até internacionais. A parceria entre Estado e Municípios é fundamental para consolidar o Sistema Estadual de Cultura. Outras informações sobre tombamentos e registros são obtidas através dos telefones (71) 3116-6742 e 3116-6933, e endereço eletrônico gemat.ipac@ipac.ba.gov.br.
Palavras-chave:
IGHB
terça-feira, 6 de setembro de 2011
BNB - Edital aberto/seleção de propostas para Centros Culturais
BNB lança edital de seleção de propostas para programação dos seus centros culturais em 2012
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lança nesta segunda-feira (dia 05) o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB das cidades de Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2012.
Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, manifestações artísticas da tradição cultural nordestina e Novas Ideias (ideias que poderão se tornar novos programas a serem desenvolvidos pelos Centros Culturais).
O edital de seleção de propostas esta disponível para no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura), e os formulários-proposta a partir do dia 12 de setembro. O BNB receberá propostas de 12 de setembro até 15 de outubro de 2011, e o resultado da seleção será divulgado em 16 de janeiro de 2012.
As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos. Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
Palavras-chave:
BNB Cultural
Assinar:
Comentários (Atom)




